top of page

Velocidade do 4G sobe no Brasil; ranking revela operadoras mais rápidas

Atualizado em 09/01/2018

Social

Publicidade

Claro aparece na frente em levantamento da OpenSignal

A cobertura de internet 4G aumentou no Brasil e, de acordo com o relatório atualizado da OpenSignal, a Claro é a operadora com maior velocidade – mantendo a posição da análise anterior, publicada em janeiro. No entanto, as boas notícias se estendem para quem é cliente de outras operadoras, já que, com exceção da Vivo, todas melhoraram em comparação com o último estudo.

Além de verificar a velocidade das redes sem fio no país, a pesquisa, realizada com dados coletados em maio, revela dados sobre a cobertura e a latência oferecida pelas operadoras.

Segundo as medições, a Claro lidera com velocidade de download que bate 29,21 Mb/s (megabits por segundo, o famoso "mega" dos comerciais sobre internet). Na segunda posição, está a Vivo com 20,59 Mb/s; em terceiro lugar, a Oi, com 15,27 Mb/s e, por fim, a TIM, com 13,47 Mb/s. Apesar da melhora, a rede 4G do Brasil continua entre as piores do mundo.

Em relação ao 3G, a liderança é da Nextel, que alcança velocidade de 4,61 Mb/s. A Claro, repetindo o bom desempenho do 4G, fica em segundo lugar, com 4,29 Mb/s. Em seguida, vem a Tim com 4,03 Mb/s, Vivo com 3,3 Mb/s e Oi com 2,73 Mb/s.

Com relação à cobertura 4G, o ranking muda: no topo, TIM e Vivo garantem 65,1% e 62,3% de disponibilidade da rede de quarta geração, enquanto a Claro estaciona em 49,4% e é acompanhada da Oi, pouco atrás, com 48,6%. A medição não se refere exatamente à área de cobertura territorial alegada pela operadora, mas à quantidade de tempo em que os dispositivos permanecem conectados à uma rede 4G. Não há resultados referentes à cobertura do 3G.

Outro aspecto técnico abordado pelos estudos da OpenSignal é a latência do sinal. Essa medida atesta a quantidade de atraso entre a troca de informações entre o celular e a rede da operadoras. Houve progresso em relação ao levantamento anterior, pois todas as quatro grandes operadoras brasileiras atingindo médias que oscilam na casa dos 57 a 67 milissegundos de tempo de resposta.

Quando o assunto é a latência referente ao 3G, a Nextel mais uma vez sai na frente, apresentando 92 milissegundos. A Oi é a pior nessa métrica, com 138 milissegundos de atraso.

Abaixo os gráficos da pesquisa:

Lagoinha - Ceará

Bom da Mulesta © 2017

Por Elano Dias

D3 Publicidade

Paraipaba, CE

62.685-000

bomdamulesta@gmail.com

Mensagem enviada com sucesso!

bottom of page